terça-feira, 28 de novembro de 2017

ROFOLFO CASTRO CONTOU HISTÓRIAS, MS NÃO ERAM DE ENCANTAR!

Esta manhã, no auditório da biblioteca escolar da escola secundária de Alcochete, o contador de histórias Rodolfo Castro, que se autointitula ironicamente o "pior contador de histórias do mundo" veio surpreender alunos do 12º ano, turmas A, B, C e F, com histórias improváveis, cheias de humor negro e de ironia.




Foi com uma notável expressividade e capacidade de captar o auditório que nos contou histórias simultaneamente divertidas e inquietantes. Versões negras - e mais próximas das originais - de contos de adormecer por todos nós conhecidos, que fizeram sorrir e franzir o público. 


Aproveitou para falar com os alunos da sua origem argentina e de aspetos culturais que distinguem a Europa dos restantes continentes. Explicou ainda como contos que são universalmente contados às crianças, A Gata Borralheira ou o Capuchinho Vermelho, por exemplo, têm origens insuspeitadas,  o Egito ou a China, e foram amplamente suavizadas, transformadas e adaptadas ao longo dos séculos às novas realidades culturais e sociais.



4 comentários:

  1. Foi um momento divertido, diferente, um «comic relief» para as atividades sérias, para as exigências dos exames! Gostei!

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso! As histórias eram muito engraçadas e interessantes, pareciam que ganhavam vida com expressões magnificas do contador de histórias, nem imaginava que era uma carreira gostei bastante da experiência, o senhor argentino foi 5 estrelas! Valeu os 2€
    Obrigada biblioteca beijinhos aluna Mariana Aleixo 12°A

    ResponderEliminar
  3. Adorei este evento. Este homem é, com certeza, o melhor contador de histórias do mundo! A sua expressividade ao contar as suas histórias foi a cereja no topo do bolo!

    ResponderEliminar
  4. Esta pequena hora tornou-se engraçada pois o contador de histórias esforçou-se ao máximo para ser o "pior contador de histórias do mundo", deixando a sua marca para que o seu esquecimento fosse mais difícil do que o normal. Gostei bastante

    ResponderEliminar

Partilhe aqui a sua experiência de leitura.