Mostrar mensagens com a etiqueta literacia da informação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta literacia da informação. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

SEMANA DA INTERNET SEGURA - VAMOS USAR A NET SEM ARRISCAR!

"Cria e partilha com responsabilidade: uma melhor internet começa contigo" 

Este foi o lema do Dia da Internet Mais Segura, 6 de fevereiro, em 2018, iniciativa europeia que visa sensibilizar as populações, com particular enfoque nas crianças e jovens, para praticarem uma navegação segura, crítica e esclarecida da Internet e dos dispositivos móveis.




Ontem, os alunos dos cursos profissionais de informática, 10º, 11º e 12º GPSI, orientados pelos sua professora Olga Rodrigues, dinamizaram no espaço da biblioteca da escola 2/3 El Rei D. Manuel I, sete sessões com  turmas do quinto e do sexto anos, envolvendo 173 alunos.





Os alunos da área de informática do ensino profissional alertaram os colegas mais novos  para a necessidade de utilizarem criteriosamente a Internet e responderam a todas as questões que lhes foram colocadas. Acabaram as sessões com um jogo de Verdadeiro / Falso e verificaram assim, que os participantes tinham apreendido as informações transmitidas. Podem agora dizer:

VAMOS NAVEGAR SEM NOS AFOGAR!

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

À BIBLIOTECA, OS ALUNOS VÊM FAZER TRABALHOS COM OS SEUS PROFESSORES

Os alunos vêm à biblioteca, regularmente, fazer trabalhos individuais ou de grupo, quer na sala de leitura quer na zona dos computadores. 

Por vezes, os professores trazem as suas turmas, sem marcação prévia, para fazerem pesquisas, mas tal só é possível quando se distribuem pelas diferentes áreas para não prejudicar os restantes utilizadores. Como a biblioteca só dispõe de 10 computadores, colocados num espaço exíguo que não comporta, em segurança e adequado ambiente de trabalho mais do que 15 alunos em simultâneo, os procedimentos têm de ser cumpridos de modo a manter o adequado clima da biblioteca.



No entanto, quando devidamente preparado e combinado entre os docentes e a professora bibliotecária, os professores podem frequentar à biblioteca com os seus alunos para  realizarem pesquisas bibliográficas e nos computadores em período de aula. Esta é, sem dúvida, uma mais-valia para a aprendizagem dos alunos!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Que competências da LI se deve ensinar? Hoje?

Vamos  ler e ouvir com atenção. Por outro lado, também ficamos a saber que o mês de Outubro também é considerado o mês da literacia da informação nos EUA . Um vídeo simpático e simples.  Podem aproveitar e ...aprender.