quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

PALESTRA CORES E TONALIDADES NO AUDITÓRIO

No âmbito do programa de Educação para a Saúde do Agrupamento, e numa parceria com a CPCJ, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a associação rede ex aequo realizou na quinta feira passada, dia 11, várias sessões de debate e esclarecimento sobre as temáticas da orientação sexual, identidade e expressão de género.

Decorreram várias sessões, abrangendo um total de 8 turmas do ensino regular, profissional e CEF, ao longo das quais, os representantes da associação procuraram desconstruir preconceitos e estereótipos negativos associados aos que saem dos padrões no que à orientação sexual diz respeito.









Foi uma boa oportunidade para falar abertamente desta temática que ainda é tabu na nossa sociedade, mas que afeta muitos jovens no seu quotidiano.

3 comentários:

  1. Nós achámos o tema da palestra importante, pois este assunto, como muitos outros,devem ser abordados mais vezes nas escolas para combater a discriminação e termos uma visão mais clara e extensa destes temas. Estas questões devem ser abordadas a todas as idades para promover uma sociedade menos preconceituosa. Como tal, durante a palestra houve atitudes desagradáveis por parte de alunos que revelaram ignorância em relação à temática da palestra, e é por isso mesmo que se deve insistir nestas iniciativas.

    ResponderEliminar
  2. A palestra "cores e toalidades" desenvolvida no ambito do projeto de educação para a saúde constituiu uma boa oportunidade para abordar abertamente temáticas que, na realidade, não costumam ser abordadas no contexto escolar. A abordagem pessoal e descontraida de uma materia polémica contrubuiu para a sua desmistificação e certamente poderá ter ajudado a aceitação da diferença, seja pessoal ou do outro.

    ResponderEliminar
  3. Na nossa opinião, esta palestra foi desnecessária, sendo que não mudou o nosso ponto de vista face a esta temática. Não acreditamos que estes tópicos e/ou temas de natureza "sexual" sejam necessários para o nosso modelo de educação. Para concluir, apesar de não termos nada contra o que foi dito, estes pontos de vista não deviam ser expostos publicamente com o apoio do ministério de educação.

    ResponderEliminar

Partilhe aqui a sua experiência de leitura.