quarta-feira, 1 de junho de 2016

À CONVERSA COM O ESCRITOR JOÃO BARBOSA

Ontem, na nossa biblioteca, o professor escritor João Barbosa veio conversar com os alunos sobre a sua experiência de escrita e apresentar o seu último livro de poemas, Como a NOITE e o DIA.
Realizaram-se duas sessões, a primeira no espaço da biblioteca, com a turma D do nono ano e a turma A do décimo ano, e a segunda no auditório, com três turmas do décimo ano, B, D e F.




Foi com alguma surpresa que os alunos deste professor, que leciona fisica e química na escola EB 2/3 D. Manuel I, descobriram, aquando da preparação da atividade, nas suas aulas de português, esta sua faceta literária. No entanto, perceberam, com a leitura de alguns poemas, que a sua formação científica estava patente nos seus versos, facto que o próprio escritor confirmou, afirmando que a poesia é uma expressão subjetiva do indivíduo e que o facto de ser cientista determina a sua visão do mundo.
Os alunos ouviram atentamente o professor explicar o seu método de escrita, a forma como começou a dedicar-se a esta atividade e a sua evolução na arte de compor poemas. Desvendou ainda as suas preocupações enquanto escritor na redação e reformulação dos versos bem como na construção de cada livro.




Alguns dos ouvintes colocaram questões ao autor e este partilhou com eles a sua experiência no mundo das letras e das editoras.
Outros, jovens poetas da nossa escola,  quiseram ler os seus versos para a assistência e foram fortemente aplaudidos.




Afinal, os jovens continuam a gostar de escrever poesia!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe aqui a sua experiência de leitura.