sexta-feira, 20 de abril de 2012

Na Voz dos Jovens- dia 24/4

Os alunos do ensino básico vão à vila  declamar poemas - para comemorarem o dia 23 de abril (Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor) e o dia 25 de abril . Da nossa escola vão os alunos do 7º C e do 8º ano (alunos do 8º C e B). O 7º ano lerá o poema de Neruda (O monte e o rio) e o 8º ano lerá o poema Liberdade de Sérgio Godinho. No final, todos cantam: Uma Gaivota voava, voava...Relembrar o 25 de abril é  um dever cívico de todos: família e escola. Já o 7º B leu em FC alguns poemas e ilustrou a mensagem, como se pode ver na fotografia.


Na minha pátria há um monte.
Na minha pátria há um rio.

Vem comigo.

A noite sobe ao monte.
A fome desce ao rio.

Vem comigo.

Quem são os que sofrem?
Não sei, mas são meus.

Vem comigo.

Não sei, mas chamam-me
E dizem: "Sofremos".

Vem comigo.

E dizem-me: "O teu povo,
O teu povo infeliz,
Entre o monte e o rio,
Com fome e com dores,
Não quer lutar sozinho,
Espera por ti, amigo".


Ó tu, a quem eu amo,
Pequena, grão vermelho
De trigo,

Será dura a luta,
A vida será dura,
Mas virás comigo.

( Pablo Neruda, Os versos do capitão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe aqui a sua experiência de leitura.