Na passada sexta feira, durante a manhã, várias turmas do 11º ano tiveram o privilégio de ouvir a professora Maria Almira Soares, falar sobre a obra Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, que voltou a constar do programa de 11º ano da disciplina de Português.Esta iniciativa foi promovida pelo grupo de Português, em colaboração com a Texto Editora.
A convidada soube despertar o interesse dos alunos e suscitar a sua intervenção, tendo-se instaurado um debate interessante sobre alguns aspetos da obra que ela soube tornar mais próxima dos alunos.
Foi a oportunidade para os alunos ouvirem falar de uma forma descontraída, viva e simultaneamente muito rigorosa dos personagens, da trama e de vários outras facetas deste romance, que Maria Almira Soares considera comparável em dramatismo e mestria literária a obras maiores da literatura mundial, como Romeu e Julieta, embora esta última seja, na realidade, na sua essência uma comédia, como salientou uma das professoras presentes.
Maria Almira Soares lecionou a disciplina de Português durante 36 anos e é Pós-graduada em Educação e Leitura pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Em 2004 foi já distinguida com a menção honrosa do mesmo Prémio Vergílio Ferreira e é também autora de uma coleção destinada ao apoio à leitura escolar que rejeita a ideia do resumo do texto literário, propondo apenas linhas de interpretação e questões sobre as obras.
Afinal,afirma a autora, a leitura "chama, de forma muito íntima, a nossa subjetividade" e mesmo no contexto da Escola, "tem de ser um ato íntimo e pessoal da relação com o livro".
Sem comentários:
Enviar um comentário
Partilhe aqui a sua experiência de leitura.