quarta-feira, 17 de maio de 2017

RECORDOU-SE ZECA AFONSO NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALCOCHETE

No auditório da escola secundária de Alcochete, as turmas 12ºA, 12ºG e 11º D assistiram a uma sessão de divulgação da obra de José Afonso, cantor poeta de intervenção que lutou com a sua arte contra a ditadura de Salazar, antes do 25 de Abril e que está para sempre associado a esta data maior da nossa história, por ser o autor da canção Grândola Vila Morena.


No âmbito do estudo da peça Felizmente Há Luar, de Luís de Sttau Monteiro, os alunos ouviram falar da vida no período da ditadura, da repressão e da ausência de liberdade que existiam então.

Jorgete Teixeira, em representação da Associação José Afonso, fez um retrato da personalidade do cantor, salientando o poder da música e a intervenção política do cantor, que viu muitas das suas canções proibidas pela censura e foi perseguido pela PIDE.

Também interveio na sessão Hélida Carvalho, que foi, nos anos sessenta do século passado, em plena ditadura, aluna de José Afonso, em Setúbal, e que veio ler uma página do seu diário, na qual conta o seu primeiro encontro com aquele professor, completamente diferente dos outros, que lhes veio falar de liberdade e da necessidade de acabar com aquele regime que sufocava e oprimia as pessoas.

Foi certamente um momento rico de aprendizagens para estes alunos que descobriram como a vida nesses tempos era tão diferente e pior que a deles. Permitiu certamente alguma tomada de consciência da necessidade de preservar a liberdade de que dispõem e de a usar com responsabilidade cívica.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe aqui a sua experiência de leitura.