segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Debate no agrupamento no DIA DO PERFIL

O que devem saber os alunos ao concluírem o ensino obrigatório? 


Decorreu na passada sexta feira, dia 19 de janeiro, no auditório da ESA, o segundo momento de reflexão sobre as estratégias a implementar para que as metas indicadas no documento do Perfil do aluno, desenhado pelo atual Ministério da Educação, sejam uma realidade no nosso agrupamento.



Estiveram presentes os representantes eleitos nas assembleias anteriormente realizadas na escola básica El Rei D. Manuel Iº, para os 2º e 3º ciclos, e na ESA para o ensino secundário.


Debateram-se essencialmente duas grandes questões decorrentes da análise das atas das assembleias anteriormente realizadas com todas as turmas: 


"Se eu fosse diretor/a, o que mudaria na escola para que esta se tornasse melhor, para que todos os alunos aprendessem de acordo com os seus interesses e necessidades e pudessem atingir o Perfil?"
e
"Se eu fosse professor/a, como organizaria as minhas aulas para que todos os alunos aprendessem e o “Perfil dos Alunos” fosse alcançado? "

Também se propuseram medidas da responsabilidade do Ministério da Educação, pois também este organismo tem de assumir responsabilidades sobre o assunto, já que as escolas não têm, por si só, os meios suficientes para implementar todas as medidas necessárias.




O debate foi muito participado e dele se retiram conclusões que ficaram consagradas numa ata a entregar na direção.


Finalmente, foi eleita  como representante no “Fórum de Escola” a aluna Andreia Ferreira da turma 12ºC. A referida aluna transmitirá, nessa ocasião, as conclusões da assembleia do Ensino Secundário. No fórum também estarão presentes os representantes eleitos no 1º, 2º e 3º ciclos, sendo que, deste modo, todo o Agrupamento estará representado e  todas as propostas poderão ser apresentadas.  

Os alunos estão de parabéns pelo seu dinamismo, responsabilidade e civismo, bem como todos os intervenientes neste proveitoso exercício de democracia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe aqui a sua experiência de leitura.